Sob coordenação do vereador Luiz Rossini(PV), a Primeira Parte da Reunião Ordinária do dia 03 foi dedicada ao Abril Laranja, mês de conscientização contra os maus-tratos aos animais. O evento contou com a presença do secretário Municipal do Verde Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e da presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), Maria José de Mattos.

Para dar mais força ao Abril Laranja, inclusive, a Câmara e o Conselho assinaram oficialmente um termo de cooperação para a produção do Adote um Bichinho, um novo programa da TV Câmara Campinas em prol dos animais.

“Desde 2018, quando entrou em vigor o Estatuto dos Animais de Campinas, elaborado pela em parceria entre a sociedade civil, entidades e o Poder Público e aprovado aqui na Câmara, a cidade fiscaliza e pune os maus-tratos, mas infelizmente isso não é o suficiente. O número de casos registrados é crescente. Então temos que aproveitar todas as oportunidades para conscientizar as pessoas e esse programa novo, em específico, irá combater o abandono. A ideia é ajudar a encontrar novos lares para os bichinhos que foram deixados na rua ou retirados de abusadores”, pontua Rossini.

O Adote um Bichinho irá ao ar semanalmente, com estreia às terças-feiras dentro do jornal Câmara Notícia e repetição randômica durante toda a programação da TV até o sábado da mesma semana.

O quadro trará imagens e informações de cães, gatos e outros animaizinhos disponíveis para adoção junto a feiras específicas, ONGs, protetores individuais, no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal e outras instituições.

Entre as informações disponibilizadas, estará a agenda de feiras de adoção do final de semana corrente. Todo o conteúdo será inicialmente recepcionado e filtrado pelo CMPDA, que irá se certificar que as informações são verídicas e que os participantes seguem a legislação e as normas adequadas à proteção animal antes de encaminhá-lo para a produção da TV legislativa.

Denuncie maus-tratos

A prática de maus-tratos a animais de qualquer espécie – sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – é crime e deve ser denunciada. Ela inclui abandono, envenenamento, prisão com correntes ou cordas curtas, mutilação, causar pânico ou estresse de maneira proposital, agressão física, manter animais debilitados ou desnutridos. A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia da Polícia Civil ou pela Internet junto à Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), bem como pelo telefone 156, da Prefeitura.