Rossini, presidente do Legislativo campineiro, assumiu o comando do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O Parlamento é o colegiado responsável pelos interesses legislativos dos 20 municípios que compõem a RMC – a 2ª maior região do Estado em número de habitantes e em força econômica, com 8% de toda a riqueza de São Paulo produzida anualmente.

“O Parlamento possibilita, por meio de suas reuniões, a troca de experiência e informações para debater os temas de interesse regional e a ideia principal é fortalecer o Poder Legislativo regional. A partir de iniciativas do Parlamento, são encaminhas propostas, solicitações e indicações ao Governo do Estado, Governo Federal para tentar resolver demandas regionais nas áreas da segurança, saúde, educação, transporte e habitação” enfatiza Rossini.

Compuseram a mesa para a cerimônia de posse o 1º secretário Parlamento, presidente da Câmara de Nova Odessa, Wagmer Morais; o 2º vice-presidente do Parlamento, Romilson Nascimento Silva, presidente da Câmara de Jaguariúna; o 2º Secretário, Altran José de Lima, presidente da Câmara Municipal de Monte Mor; o 1º Tesoureiro, Thiago Brochi, presidente da Câmara de Americana; Hélio Silva, presidente Câmara de Sumaré e o vice-prefeito e secretário de Relações Internacionais, Wanderlei de Almeida, que representou o Executivo.

Rossini, que havia sido eleito como vice-presidente do Parlamento em 2023, substitui Pepo Lepinsk (MDB), que deixou o cargo de vereador e presidente da Câmara de Indaiatuba por razões pessoais, e consequentemente renunciou à Presidência do Parlamento. Após a posse, Rossini agradeceu o trabalho realizado pelo presidente Pepo Lepinsk e reforçou que os encontros do Parlamento da RMC são muito produtivos.

O vice-prefeito de Campinas, Wanderlei de Almeida(PSB), que representou o prefeito Dário Saadi (Republicanos), destacou a importância da Câmara de Campinas, na figura do presidente Rossini, reassumir o comando do Parlamento da Região Metropolitana. Rossini tem uma larga experiência no Legislativo e vem comandando a Câmara de Campinas com maestria. Para Campinas e para toda a RMC, é um ganho muito grande o vereador colocar toda essa experiência de seis mandatos a serviço do Parlamento Metropolitano”, finaliza o vice-prefeito.

O novo presidente já comandou a segunda reunião do ano do Parlamento Metropolitano recebendo o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz, que fez uma palestra com o tema “Cenário atual dos eventos climáticos de 2024: novidades e expectativas relativas ao Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente”.