A Comissão Comissão Especial de Estudos da População em Situação de Rua, presidida pelo vereador Luiz Rossini (PV), recebe nesta segunda-feira (18/06), às 10h, Mário Dino Gadioli, coordenador do Plano Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua.

Apresentado no mês passado pela Prefeitura de Campinas, o plano foi construído com o envolvimento de representantes de 15 secretarias e autarquias municipais, além da participação da sociedade civil, a partir da criação, em novembro de 2017, do Grupo de Trabalho Intersetorial do Comitê Municipal de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal das Pessoas em Situação de Rua.

Mario Dino Gadioli irá abordar as fases de execução do programa. O plano contempla ações de curto prazo, que serão executadas ainda este ano; médio prazo para execução em 2019, e longo prazo para que sejam efetivadas até 2020.

A previsão é que em aproximadamente 60 dias seja implantado, com o apoio financeiro da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), o Espaço de Apoio, na Igreja Metodista, no centro da cidade. O objetivo é que neste novo local, a distribuição de alimentos, feita atualmente nas ruas pelos grupos solidários, possa ser melhor organizada.

“As propostas do plano foram apresentadas em maio. Queremos saber quais as ações foram concretizadas e como andam o planejamento das propostas”, disse Rossini.

A Comissão

Está será a 9ª reunião da Comissão e será realizada no Plenarinho “Sala Sylvia Paschoal” da Câmara Municipal de Campinas. A Comissão, composta ainda pelos vereadores Marcos Bernardelli (PSDB), Paulo Haddad (PPS), Ailton da Farmácia (PSD) e Nelson Hossri (PD), tem como objetivo fazer um diagnóstico da atual realidade dos moradores de rua da cidade, bem como conhecer as políticas públicas de todas as áreas adotadas no município e propor soluções para ajudar a amenizar a dificuldade das pessoas que vivem em situação de rua.