A Comissão Especial de Estudos sobre a População em Situação de Rua foi conhecer na manhã desta terça-feira (03/07) as instalações do Samim, o Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante, localizado no Bonfim, próximo ao Terminal Rodoviário de Campinas.

O presidente da Comissão vereador Luiz Rossini (PV) e representante do gabinete do vereador Marcos Bernardelli (PSDB), relator da Comissão, foram recebidos pela coordenadora do Serviço Inês Cussolim e integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Diretos Humanos, e ficaram na unidade por volta de duas horas.

Nesse período, a Comissão tomou conhecimento da forma de funcionamento do serviço, bem como das instalações físicas do serviço. O albergue, com capacidade para atendimento de até 130 pessoas por dia, é destinado para pessoas que estão de passagens pela cidade por um tempo curto. Em média, eles ficam no espaço por cinco dias. Há casos excepcionais nos quais pessoas idosas ou com problemas de saúde acabam ficando um tempo extra ao estabelecido.

Lá eles são cadastrados, recebem orientação médica e social, quatro refeições por dia. Tem espaço para guardar mochilas e pertences, e dormem em quartos coletivos. Tem uma ala masculina, outra feminina e uma ala destinada especificamente para atender mãe com filho pequeno ou adolescente.

“De uma forma geral, nos pareceu que o Samim faz um serviço acolhedor às pessoas que chegam em Campinas e precisam de um espaço temporário para organizar sua vida na cidade”, avaliou Rossini, após ouvir também usuários do serviço que estavam no Samim, durante a visita.

O parlamentar prometeu avaliar a possibilidade de incluir no relatório final a sugestão de desmembrar o Samim em áreas específicas de atuação: uma para atender somente idosos e outra para atender famílias.

Além do Samim, a Comissão já foi conhecer in loco outros serviços ligados ao atendimento de pessoas em situação de rua, como o Centro Pop II, o Consultório na Rua e a Casa da Cidadania, além de ter convocado reuniões com vários setores da sociedade para debater o tema.