Um grupo de estudantes das escolas municipais de Campinas, eleitos como jovens vereadores pelo programa Parlamento Jovem, foi recebido pelo prefeito Dário Saadi e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Rossini. O encontro aconteceu na Sala Azul do Paço Municipal.

A proposta foi promover um bate-papo com o prefeito para que os estudantes conhecessem de perto o funcionamento da Prefeitura e os papéis desempenhados pelo Executivo. “É importante que os jovens entendam a função e os papéis de cada órgão. Em algum momento da vida, eles terão contato com o poder público”, destacou o prefeito Dário Saadi.

Rossini ressaltou que nesta edição há maioria feminina entre os jovens parlamentares, o que reflete uma mudança no perfil de participação política. “É válido ressaltar que a profundidade dos debates tem surpreendido. Além disso, vemos cada vez mais meninas se envolvendo com a política, o que é muito positivo”, afirmou Rossini.

Voz dos estudantes

A jovem vereadora Mariana Escobar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, destacou a importância do programa em sua formação. “Participar do Parlamento Jovem foi fundamental para eu compreender melhor a igualdade na política”, disse a estudante. Durante a reunião, os alunos também entregaram cartas com propostas e preocupações ligadas à educação e ao meio ambiente, reforçando o caráter participativo da iniciativa.

7ª edição do Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Campinas 2025 chega à sua 7ª edição, reunindo um número recorde de escolas participantes. Das 45 unidades de Ensino Fundamental, 17 elegeram representantes para integrar o programa neste ano. A iniciativa busca aproximar os jovens da política, estimular o protagonismo estudantil e promover a formação cidadã, permitindo que os alunos compreendam, na prática, o funcionamento do poder público.