O vereador Luiz Rossini (PV) requereu a formação de uma Comissão Especial de Estudos para analisar os impactos econômicos e sociais da pandemia. A proposta visa elaborar um diagnóstico para apresentação de sugestões a fim de minimizar as consequências da covid e construir um plano viável para a retomada das atividades na cidade.

Rossini justifica que a pandemia impactou de forma profunda os municípios, afetando a economia, o comportamento e estilo de vida das pessoas, provocando medidas governamentais para conter o avanço do coronavírus, com adequações das estruturas de saúde para atendimento dos infectados e adoções de medidas de isolamento social que impuseram a proibição do funcionamento de atividades não essenciais, suspensão das aulas e atividades recreativas e de lazer coletivo. “A forma e a intensidade das medidas governamentais, muitas vezes, não foram compreendidas e aceitas por diversos setores da sociedade, gerando frequentes conflitos e tensões nas relações”, aponta o parlamentar.

De acordo com ele, especialistas de diversas áreas afirmam que a pandemia ainda deve perdurar por bom tempo, dependendo da velocidade da imunização em massa por meio da aplicação da vacina. “Diante desse cenário, é preciso aprofundar a análise, ouvindo técnicos da mais diversas áreas para conhecer a extensão dos problemas para além dos indicadores de saúde. Também queremos identificar as ações necessárias para superação dos impactos negativos da economia, para garantia da segurança sanitária e retomada gradativa das atividades, com os ajustes e os arranjos nas estruturas de negócio de cada setor”, explica Rossini.

A Comissão será composta por cinco membros, para no prazo de 90 dias fazer o levantamento junto aos diferentes segmentos econômicos e sociais, bem como ouvir os representantes do poder público e da iniciativa privada.