Rossini protocolou uma Moção de Apelo ao presidente dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), Fabiano Silva dos Santos, para que a empresa crie Código de Endereçamento Postal (CEP) nas estradas rurais do município de Campinas. A atual ausência do código postal é um impeditivo para que as pessoas que moram ao longo destas vias recebam correspondências e encomendas.

“Fui procurado por diversas pessoas que estão enfrentando este problema, algo que inclusive teve o impacto aumentado ao longo dos últimos anos em virtude do crescimento do comércio on line e até mesmo de apps de entrega. A pessoa adquire um produto na Internet ou encomenda algo por determinado aplicativo e não consegue concretizar o negócio por falta de CEP, algo que parece absurdo nos dias de hoje, mas prejudica muita gente”, diz.

Rossini acrescenta que o perímetro do município é vasto e abriga uma grande quantidade de estradas rurais, que são importantes para a circulação da população bem como para o escoamento da produção agrícola. “Mas como muitas dessas extensões ainda não possuem o CEP, as pessoas que moram ao longo delas acabam ficando sem ter como adquirir produtos que precisam ou tendo que pedir ‘emprestado’ o endereço de um amigo que tenha CEP para depois ter que se deslocar até aquele outro endereço para pegar o que adquiriu”, destaca.

A Moção é uma ferramenta legislativa por meio da qual os parlamentares ou a instituição podem se manifestar a favor ou contra determinado assunto ou situação. Pode ser de apelo, apoio, congratulações, entre outros.

Área Rural

De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas, as áreas rurais ocupam 48,7% do território da metrópole. Ao todo, 389 km² são utilizados para plantações na cidade, que possui área total de 796,4 km², extensão maior que todo o município de Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. O levantamento aponta que Campinas tem três mil propriedades rurais com população estima em tem 18,5 mil moradores que vivem em áreas rurais.