O presidente da Frente Ambientalista da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (PV), realizou suas primeiras reuniões para decidir procedimentos e formas de atuação do colegiado. No decorrer desses encontros, ficou acertado que a Frente irá elaborar um regimento próprio para normatizar as ações de trabalho.

“Queremos construir uma proposta democrática que tenha como foco a viabilidade de efetivar políticas públicas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade”, ponderou Rossini, que esteve reunido com as vereadoras Guida Calixto (PT), Paolla Miguel (PT) e o vereador Cecílio Santos (PT), além de vários ambientalistas e representantes de entidades ligadas à questão ambiental.

De acordo com o documento que deu origem à instituição da Frente Ambientalista, entre várias ações, o grupo pretende realizar estudos para aprimoramento da legislação ambiental; acompanhar políticas que envolvam o meio ambiente; elaborar proposituras ou sugeri-las ao chefe do Executivo, quando de competência deste, que visem a valorização do meio ambiente; realizar seminários, debates e audiências que tratem de temas importantes para o meio ambiente; defender o meio ambiente, em âmbito municipal e regional, bem como políticas relacionadas ao setor.

Diferentemente das Comissões Especiais de Estudos e de Representação, as Frentes Parlamentares possibilitam representar a Câmara, em atos externos, bem como ter representantes da sociedade civil, com objetivo de apresentar preposições sobre assuntos específicos.