Os vereadores de Campinas aprovaram em definitivo na manhã desta quinta-feira (13/08) por meio de Sistema de Deliberação Remota, em reunião extraordinária, o projeto de lei que coíbe o barulho excessivo dos escapamentos de motocicletas.

A propositura acrescenta um capítulo a chamada da Lei do Silêncio, que versa sobre a proteção contra a poluição sonora, controle de sonorização nociva ou perigosa em áreas públicas, particulares e estabelecimentos comerciais.

Rossini, autor da matéria, comenta que o problema gerado pelo barulho dos escapamentos alterados tem importunado e gerado diversas reclamações no município de Campinas.

“Como autor da Lei do Pancadão tenho recebido muitas manifestações de pessoas insatisfeitas com o som extremamente alto das motos modificadas e fora dos padrões originais de fábrica. O nível de ruído não pode ultrapassar os limites de 99 decibéis, conforme determinação das normas legais”.

Rossini lembra ainda que a poluição sonora, além de prejudicar a audição, pode provocar doenças como a insônia, dores de cabeça, estresse e até hipertensão arterial.

http://www.campinas.sp.leg.br/go/j7rym