Rossini participou ao lado do prefeito Dario Saadi da cerimônia de entrega de 304 maquinários agrícolas e 20 caminhões-pipa promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. O evento que ocorreu na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas. “A medida vai fortalecer ainda mais o setor agropecuário da região”, destacou Rossini.

O Governo do Estado investiu R$ 86 milhões para fortalecer o setor agrícola e apoiar municípios no enfrentamento de períodos de estiagem. As máquinas serão entregues para prefeituras. A cerimônia também contou com a homologação do último concurso público da Diretoria de Pesquisa de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e com a assinatura de resolução conjunta que integra os programas Agro SP + Seguro e AgroClimaSP para reforçar ações de resiliência climática nas áreas rurais.

Tarcísio de Freitas também destacou entregas recentes para a região de Campinas, como a duplicação da rodovia Miguel Melhado, o anúncio do Hospital Metropolitano e a implantação do VLT que vai ligar Campinas, Hortolândia e Sumaré. “Nós temos o Palácio dos Bandeirantes de portas sempre abertas para os municípios paulistas. É ouvindo os prefeitos que mapeamos as principais necessidades para realizar as entregas mais importantes”, afirmou Tarcísio.

O programa Patrulha Rural distribuiu 304 maquinários agrícolas para 267 municípios do estado: 90 rolos compactadores, 90 pás carregadeiras, 35 retroescavadeiras, 39 tratores agrícolas e 50 roçadeiras hidráulicas. Além disso, 20 caminhões-pipa foram entregues pelo programa Agro SP + Seguro, reforçando a capacidade das cidades de enfrentarem períodos de estiagem e contribuindo para a sustentabilidade agrícola.

Durante o evento, também foi assinada a resolução conjunta entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Defesa Civil do Estado, que estabelece a integração dos programas Agro SP + Seguro e AgroClimaSP. A medida fortalece a prevenção e a resposta a incêndios e desastres climáticos no meio rural, ampliando o monitoramento agrometeorológico, a difusão de alertas e a capacitação de agentes municipais, em benefício direto dos produtores e da população do campo.