O Câmara Educa, programa de visitação de caráter educativo que busca aproximar a Câmara Municipal de Campinas da sociedade civil, levando aos estudantes informações sobre política e assuntos relacionados ao Legislativo Municipal, encerrou o primeiro semestre de 2025 com avaliação positiva das instituições participantes e a expectativa de ampliar as visitas nos próximos meses. Ao longo do semestre, o programa recebeu 10 visitas de seis diferentes instituições de ensino, atendendo um total de 257 estudantes de diversas faixas etárias.

As atividades desenvolvidas variam de acordo com o perfil de cada grupo e incluem, além das visitas monitoradas pela Câmara, encontros com vereadores, contação de histórias e orientações lúdicas sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Campinas. “Esse projeto formatado em nossa gestão tem se mostrado uma ferramenta importantíssima para a construção da consciência cidadã em nossas crianças”, diz Luiz Rossini (Republicanos), vereador e presidente da Câmara.

O programa é uma iniciativa da Coordenadoria de Cerimonial da Câmara de Campinas, responsável pela organização das visitas e relacionamento com os demais setores da Casa, em parceria com a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), que responde pelo conteúdo pedagógico.

“Percebemos que os estudantes, ao participarem dessas visitas, têm a experiência de desmistificar o Legislativo, se sentindo mais próximos da Casa. Assim, estamos cumprindo o papel de construir uma geração que entende um pouco mais de política. Muitos têm o primeiro contato com um vereador por meio do programa. Então, também é uma oportunidade para a Casa e para os vereadores de acessar mais a população”, afirma Camila Sanches, relações públicas do Cerimonial.

Ela destaca ainda que a proposta para os próximos semestres é ampliar o número de visitas, de forma a alcançar mais estudantes, educadores e demais interessados. “É uma oportunidade de fortalecer o letramento político da cidade e desmistificar o Legislativo”, prossegue.

No caso das crianças de 4 a 10 anos, o trabalho pedagógico é conduzido pela Elecamp, com atividades adaptadas à faixa etária, como contação de histórias, encenações e apresentação de vídeos. A coordenadora pedagógica da Elecamp, Danielle Balloni, informa que o programa tem cumprido sua missão de tornar o Legislativo compreensível para os pequenos.

“Nossa missão é fazer com que esses alunos saiam daqui sabendo os conceitos fundamentais do funcionamento da Câmara e temos recebido bons feedbacks. A ideia é que eles passem a entender, por exemplo, o que é cidadania, democracia, a diferença entre Câmara e Prefeitura e outros conceitos básicos que parte da sociedade ainda não tem acesso. O quanto antes investirmos na educação política, mais ganhamos como sociedade”, pontua.

De acordo com os dados da avaliação pós-visita, respondida por cinco das seis instituições atendidas, 80% classificou a visita como “muito boa” e 20% como “boa”. A atuação dos servidores da Câmara foi considerada “muito boa” por 100% dos participantes, assim como os materiais audiovisuais e atividades didáticas apresentadas.

Em relação ao interesse dos alunos durante as visitas, 40% das instituições apontaram que a turma estava “muito interessada” e outros 40% como “interessada”. Os professores também indicaram que os conteúdos serão trabalhados em sala de aula em disciplinas como Cidadania, História, Políticas Públicas para a Juventude e Prática Jurídica. O índice de recomendação do programa também foi de 80%.

As visitas têm duração de aproximadamente duas horas. O programa também disponibiliza materiais pedagógicos, como vídeos, gibis e conteúdos complementares. O Câmara Educa atende alunos dos ensinos infantil (a partir de 4 anos), fundamental e médio, de Faculdades e Universidades, de cursos profissionalizantes e de ONGs, além do público em geral.

Como agendar

Para participar, a instituição deve entrar em contato com a Coordenadoria de Cerimonial e Relações Públicas pelo telefone (19) 3736-1402, tendo em mãos as seguintes informações: nome da escola, ano escolar/turma, faixa etária dos alunos, quantidade de estudantes, nome e contato do professor ou profissional responsável que acompanhará a visita.

O responsável pelo agendamento oferecerá as datas disponíveis e fará os esclarecimentos gerais. Para uma boa visita, o ideal é que as turmas tenham cerca de 20 alunos. Em caso de número superior de alunos a turma poderá ser dividida durante a visita. Após a visita o responsável da escola receberá um formulário de avaliação, no qual poderá analisar diversos pontos da atividade.