Os vereadores de Campinas aprovaram o Projeto de Lei Ordinária, de autoria de Rossini, que institui a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) no calendário oficial do município. A campanha será realizada anualmente na semana da terceira sexta-feira de outubro.
A nova lei tem como objetivos informar e sensibilizar a população sobre o TDL, divulgar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado e estimular políticas públicas de inclusão para pessoas com TDL em diferentes ambientes sociais.
Segundo Rossini, a necessidade de instituir uma semana de conscientização originou de um grupo de familiares e militantes da causa que identificaram a escassez de informação sobre o transtorno e consequentemente baixa conscientização.
“A aprovação dessa lei é um passo importante não só para a inclusão, mas para o diagnóstico precoce que impacta na eficácia do tratamento. Muitas crianças são afetadas negativamente pela falta de conhecimento da população sobre o transtorno. O projeto vem como uma ferramenta para dar visibilidade ao tema”, disse.
O TDL é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades significativas e persistentes para aprender, compreender e/ou usar a linguagem, que prejudicam a comunicação e a aprendizagem no dia a dia e não são explicadas por outra condição biomédica (por exemplo, perda auditiva, deficiência intelectual, TEA, lesão neurológica) nem por privação de exposição à língua. Essas dificuldades podem atingir fala, compreensão, vocabulário, gramática e também leitura e escrita; costumam persistir em idade escolar e além.